Uploaded with ImageShack.us Geografia para todos: COMO CONSTRUIR UM PLUVIÔMETRO DE GARRAFA PET

Total de visualizações de página

COMO CONSTRUIR UM PLUVIÔMETRO DE GARRAFA PET

CONSTRUÇÃO DO PLUVIÔMETRO DE GARRAFA PET
CAPR – Coordenação de Ações Preventivas e Recuperativas
 
 
 
Material Necessário: Garrafa PET lisa e transparente (preferência) - (Fanta, Dolly etc), garrafa de coca-cola de 2 litros e meio ou bracelete de PVC que caiba a garrafa lisa, Pregos, caibro de madeira com 2 metros de comprimento e 6x6 cm de largura, massa impermeável (Cimento, Massa corrida etc.) e o adesivo padrão elaborado pela Defesa Civil. Tesoura e estilete, cavadeira, pincel atômico (canetão). 
 
 
   
 1º PASSO - Escolha uma garrafa PET lisa e transparente, que não tenha ondulações ao seu meio (garrafa de Dolly, Fanta etc.) Marque com pincel atômico na extremidade superior (FOTO 2) onde deverá ser cortada, e em seguida corte-a com tesoura ou estilete (FOTO 3).   

                                                          
 
 
2º PASSOPreencha com massa impermeável (Massa corrida, cimento etc.) a parte inferior e irregular da garrafa PET, para que a medida do adesivo inicie-se em sua extremidade lisa, possibilitando desta forma maior precisão nos acumulados pluviométricos (FOTO – 4). Adicione água posteriormente, iniciando assim a reação com a massa impermeável.

 
 
3º PASSO Após o preenchimento da garrafa com massa impermeável (FOTO 06), Cole o adesivo sobre a parte externa da área preenchida por massa (FOTO – 5), retirando posteriormente as rebarbas das áreas onde foram cortadas.

4º PASSO – Como suporte para o pluviômetro a ser fixado no caibro utilizaremos uma garrafa PET da Coca-Cola de 2 litros e meio, que terá sua base cortada (FOTO – 8) a fim de formarmos um suporte para o pluviômetro em formato de um copo de apoio (FOTO – 9). Também poderá ser utilizado bracelete de encanamento (PVC) que caiba o pluviômetro, sendo neste necessário acrescentar um custo adicional.             

 
 
5º PASSO – Para fixação do copo de apoio no caibro será utilizado prego e martelo (FOTO – 10 e 11).

 
             
6º PASSO – Pronto o Pluviômetro (FOTO - 09), o caibro e a base de sustentação (FOTO – 12), teremos como última etapa à fixação do caibro em uma área com espaço livre de no mínimo 2 metros ao redor do aparelho, para que não haja obstrução de edificações, árvores e outros sobre a captação das águas da chuva (FOTO – 14). Deverá ser feito um buraco sobre o solo de aproximadamente 50cm, sendo que o caibro deverá ter 1,5 metros acima do solo.

 
 
 
Elaboração: Felipe Almeida
Jonatas Januário
Ronaldo Malheiros
Saulo da Rocha
 
 
 
 
  
Maiores Informações / Contatos
 
nudec@prefeitura.sp.gov.br
defesacivil@prefeitura.sp.gov.br
CAPR – Coordenação de Ações Preventivas e Recuperativas
Tel. 3313-5726 ramal 223 / 208
 
 COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL
Rua Afonso Pena nº 130 – Bom Retiro
Cep: 01124 – 000 São Paulo – SP
Tel. 3313 - 5726

Quem sou eu

Minha foto
"No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." Albert Einsten

Twitter