Uploaded with ImageShack.us Geografia para todos

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Licenciado em Geografia
O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.

O Bacharel em Geografia

O Bacharel em Geografia é preparado para atuar como geógrafo pesquisador. O campo de atuação do geógrafo envolve, entre outras atividades, o reconhecimento, o levantamento, a análise e o mapeamento de aspectos sócio-ambientais, tendo em vista diferentes objetivos:

a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas.

o levantamento e a gestão de recursos naturais, como águas, vegetação, solos e minerais, dentre outros, buscando-se o planejamento, a exploração racional e a adequação entre a disponibilidade e a demanda destes recursos.

os estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios ambientais envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais.

a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas, visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, por exemplo.

os estudos espeleológicos como o mapeamento e a gestão de grutas e cavernas;

os estudos de viabilidade de implantação e funcionamento de empreendimentos como hidrelétricas, minerações e projetos agrícolas, visando o atendimento da legislação ambiental.

os estudos geomorfológicos e pedológicos visando a reconstituição do passado das paisagens e o controle e a prevenção da erosão acelerada, do assoreamento de cursos d’água e de deslizamentos de encosta.

os estudos da distribuição e da dinâmica populacional (estudos demográficos).
os estudos climatológicos e meteorológicos envolvendo, por exemplo, previsões do tempo.

os estudos biogeográficos envolvendo, por exemplo, a gestão de ecossistemas nacionais.

o planejamento urbano e regional, buscando-se alternativas para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e das regiões espaciais.

estudos de geografia agrária visando, dentre outros, o planejamento de áreas agrícolas para a racionalização espacial do uso do solo agrícola.

estudos de geografia política envolvendo a compreensão e a gestão de conflitos internacionais.

estudos de geografia econômica, envolvendo os processos e fluxos comerciais e industriais.

estudos de percepção ambiental, envolvendo aspectos cognitivos e sociológicos do homem em relação ao ambiente.

a aplicação de técnicas cartográficas, técnicas de geoprocessamento e técnicas de sensoriamento remoto para a espacialização e a gestão adequada dos territórios.


Adicionar legenda




Os geógrafos são cada vez mais requisitados para trabalhar em organismos como:

secretarias e órgãos ambientais de prefeituras municipais;

organismos de gestão ambiental estaduais, como a Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), e o Instituto Estadual de Florestas (IEF);

organismos federais de geração de dados e informações como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

organismos de meteorologia e climatologia como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;

organismos federais de gestão ambiental como ministérios (Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, etc.), secretarias (como a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos), e agências de regulação (como a Agência Nacional de Águas - ANA);

serviços e empresas de saneamento básico como a COPASA;

serviços e empresas de geração de energia elétrica como a CEMIG;

empresas de consultoria ambiental;

Unidades de Conservação como parques, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, etc.
Atividades práticas, Pesquisa e Laboratórios

Trabalhos de Campo
Muitas disciplinas dos cursos de Geografia apresentam uma carga didática prática que exige trabalhos de campo. Eles são realizados com veículos (ônibus e vans) do próprio Instituto de Geociências, tendo como destino diferentes locais escolhidos de acordo com os objetivos de cada disciplina. Em Diamantina e região é realizada a maior parte dos trabalhos, já que o Instituto Casa da Glória, pertencente ao IGC, oferece infraestrutura adequada para hospedagem, alimentação e treinamento de estudantes. Este Instituto sedia o Espaço Cultural Casa da Glória, do Centro de Referência em Cartografia Histórica, do Centro de Pesquisa e Aplicações em Planejamento do Turismo e do Centro de Geologia Eschwege.

Os trabalhos de campo representam oportunidades de conciliação e complementação entre os conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas, permitindo o contato direto dos alunos com os objetos de estudo.

PesquisaAlém do ensino e da extensão, as atividades realizadas nos cursos de Geografia envolvem a pesquisa realizada em diferentes linhas e áreas de atuação. Diversos professores e alunos estão envolvidos, a cada semestre, com diferentes projetos que podem envolver bolsas acadêmicas de incentivo à formação discente e intercâmbios no exterior. Estas bolsas são oferecidas principalmente pelos programas da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG como o PID (Programa de Iniciação à Docência) e o PAD (Programa de Aprimoramento Dicente).

Diversas pesquisas dos cursos de geografia incluem atividades realizadas nos laboratórios do Instituto de Geociências, como o Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), no qual podem ser realizadas análises geológicas e geomorfológicas, o Laboratório de Geomorfologia, onde podem ser realizadas pesquisas e tratamento de amostras de águas, solos e rochas, o Centro de Sensoriamento Remoto de Minas Gerais (CSR-MG), onde alunos e professores podem desenvolver pesquisas envolvendo o sensoriamento remoto, o geoprocessamento e a cartografia digital, e o Laboratório de Estudos Territoriais (LESTE), no qual são desenvolvidas pesquisas envolvendo aspectos urbanos e demográficos, principalmente.
Contato
Secretaria do colegiado de graduação em Geografia
A Coordenação didática do Colegiado dos Cursos de Graduação da UFMG é exercida por um conjunto de membros (titulares e suplentes).
O Colegiado conta com representantes do curso de Geografia e de cursos e departamentos vinculados didaticamente, a saber: Faculdade de Educação, FAFICH (Curso de História), ICEX (Curso de Estatística), curso de Geologia e departamento de Cartografia. Também participa um representante discente, totalizando 14 membros ( titulares e suplentes, respectivamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
"No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." Albert Einsten

Twitter